Páginas

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Canela fogo







Família: Lauraceae

Nome científico: Cryptocarya aschersoniana

Nomes Populares: Canela-fogo, canela-pururuca, canela-batalha, canela-nhutinga, canela-de-porco

Descrição Morfológica:
Árvore de 15 a 25 m de altura, com tronco levemente tortuoso, curto e nodoso. Suas folhas são simples, alternas, subcoriáceas e glabras, com 5 a 10 cm de comprimento e 3 a 5 cm de largura. Tanto as folhas quanto a casca interna (lenho vivo) apresentam odor agradável e característico.
Flores e Frutos:
As flores são branco-amareladas e pequenas. Os frutos são globosos e amarelos. A floração ocorre entre agosto e outubro. Os frutos amadurecem entre fevereiro e abril.
Características Ecológicas:
Secundária tardia, perenifólia e heliófila. Prefere solos úmidos. É bastante comum na Floresta Ombrófila Densa de encosta e nos estratos intermediários da Floresta Ombrófila Mista. Apresenta dispersão descontínua. Seus frutos são apreciados pela fauna silvestre.
Ocorrência Natural:
De Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. No Paraná ocorre na Floresta Ombrófila Densa, na Floresta Ombrófila Mista e mais raramente na Floresta Estacional Semidecidual.
Usos:
É uma árvore que proporciona ótima sombra, sendo recomendada para arborização urbana e rural. Os frutos são consumidos por várias espécies de animais. A madeira pode ser empregada em acabamentos internos, laminados, caixotaria, molduras, vigamentos, moirões, forros, ripas e roda-pés.
Aspectos de Cultivo:
As sementes têm baixa viabilidade em armazenamento, não ultrapassando dois meses. A germinação pode ocorrer entre 30 e 70 dias após a semeadura, prosseguindo de forma bastante irregular por vários meses. Apresenta poder germinativo geralmente baixo ou moderado. As mudas podem ser plantadas no campo após cerca de 7 meses e seu desenvolvimento geralmente é lento.
Bibliografia de apoio:
“Árvores Brasileiras, Vol.1” (LORENZI, 1992).
Grupos:
Floresta Atlântica (Floresta Ombrófila Densa)
Floresta com Araucária (Floresta Ombrófila Mista)
Floresta Seca do Rio Paraná (Floresta Estacional Semidecidual)
Secundárias


Nota do blogueiro: O nome "fogo", acredito ter se originado pelo fato de que ao cortar a madeira, a serra que era de aço comum, era possível observar algumas faíscas oriundas do atrito da serra com a madeira, que possui uma característica incomum, pois na composição de sua madeira existe uma espécie de areia. E como antigamente não existia a serra vídea, que é mais resistente, ocorria este fenômeno, que deve ter originado o nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário