Família Lauraceae
Nomes populares - guaicá, canela-guaicá, canela-sêbo, canela-parda, canela-de-corvo, canela-pimenta
Sinonímia botánica - Gymnobalanus perseoides Meissn., Laurus crassifolia Poir., Ocotea maximilanea Mart., Oreodaphne warmingii Meissn., Persea marginala Bartl., Strychnodaphne puberula Reich.
Características morfológicas - Altura de 15-25 m, com tronco de 40-60 cm de diâmetro. Folhas subcoriáceas. glabras. de 10-12 cm de comprimento por 3-4 cm de largura.
Ocorrência - Rio de Janeiro. Minas Gerais, Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul, em quase todas as formações florestais.
Madeira - Leve (densidade 0.45 g/cm³), mole, grã direita a irregular, difícil de aplainar e lixar, baixa resistência mecânica, moderadamente resistente ao apodrecimento e ao ataque de organismos xilófagos, com alburno e cerne Indistintos.
Utilidade - A madeira pode ser usada na construção civil leve, construções internas, para forros, carrocerias, marcenaria, móveis simples e caixotaria. A árvore pode ser empregada na arborização de ruas. Como espécie pioneira e produtora de grande quantidade de frutos muito apreciados por pássaros, não deve faltar nos plantios mistos de áreas degradadas de preservação permanente.
Informações ecológicas - Planta semidecídua. heliófita, indiferente às condições físicas do solo, e uma das plantas pioneiras mais comuns do planalto meridional. Invade capoeiras e capoelrões, chegando a dominar um determinado estágio da sucessão secundária. Ocorre também em clareiras de matas e matas abertas. É rara no interior da floresta primária densa. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, amplamente disseminada por pássaros.
Fenología - Floresce durante os meses de julho-agosto. Os frutos amadurecem no período novembro-dezembro.
Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. Em seguida deixá-los secar à sombra para reduzir a umidade da polpa. Não há necessidade de despolpá-los, utilizando-se os frutos inteiros para semeadura como se fossem sementes. Um quilograma de frutos assim preparados contém aproximadamente 3.000 unidades. A viabilidade de suas sementes quando armazenada em câmara fria chega a 6 meses. Produção de mudas - Colocar os frutos para germinar, logo que colhidos, em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso. cobhndo-os com uma leve camada do substrato peneirado. A emergência é bastante irregular, iniciando-se no 20°. dia e prolongando-se ate 5 meses. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando alcançarem 4-6 cm, as quais ficam prontas para plantio no locai definitivo em 5-7 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido, alcançando facilmente 3,5 m aos 2 anos.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário